quarta-feira, 18 de maio de 2022

COVID: RN possui 34 leitos críticos e 61 leitos clínicos disponíveis nesta terça

 


O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h20 desta terça-feira (17).

Neste período, havia dez (10) pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e um (1) aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 34 leitos críticos e outros 61, sendo clínicos.

 

RN não registra óbitos por Covid-19 nesta terça

 


A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (17). São 504.379casos totalizados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.197. Nenhum óbito registrado nas últimas 24h. Óbitos em investigação são 1.414.

Recuperados são 495.562. Casos suspeitos somam 357 e descartados são 952.003. Estimativa de casos em acompanhamento: 620.

 

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 18,5%

 


A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 18,5%, registrada na tarde desta terça-feira (17). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 13.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 19,5% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 15,4% e a Região Seridó tem 0%.

Até o momento desta publicação são 34 leitos críticos (UTI) disponíveis e 10 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 61 disponíveis e 3 ocupados.

Outros 10 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 11 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

 

Parlamento da Finlândia aprova pedido de adesão à Otan

 


O Parlamento da Finlândia aprovou nesta terça-feira (17) uma proposta para se candidatar à adesão à aliança militar da Otan com 188 votos a favor e 8 contra, disse o presidente do Parlamento, Matti Vanhanen.

O país historicamente neutro militarmente mudou sua posição após a invasão russa à Ucrânia. Finlândia e Rússia compartilham mais de 1,3 mil quilômetros de fronteiras.

A Suécia assinou também nesta terça-feira documento formalizando seu pedido de adesão à aliança militar.

O que vem a seguir?

A Otan tem o que chama de “política de portas abertas” para novos membros – qualquer país europeu pode solicitar a adesão, desde que atenda a certos critérios e todos os membros existentes concordem.

Turquia disse, nesta segunda-feira (16), que votará contra a entrada das duas nações no bloco. Como a votação ainda não aconteceu, haverá um processo até lá.

Um país não se “candidata” tecnicamente para aderir; O Artigo 10 do tratado de fundação da organização afirma que, uma vez que uma nação tenha manifestado interesse, os Eestados-membros existentes “podem, por acordo unânime, convidar qualquer outro Estado europeu em posição de promover os princípios do Tratado a aderir”.

Diplomatas da Otan explicaram à Reuters que a ratificação de novos membros pode levar um ano, já que as legislaturas de todos os 30 membros atuais devem aprovar novos candidatos.

Tanto a Finlândia como a Suécia já cumprem muitos dos requisitos de adesão, que incluem ter um sistema político democrático funcional baseado numa economia de mercado; tratar as populações minoritárias de forma justa, comprometendo-se a resolver conflitos pacificamente; a capacidade e vontade de fazer uma contribuição militar para as operações da Otan; e comprometer-se com as relações e instituições democráticas civis-militares.

O que é a Otan

A Otan é, antes de tudo, uma aliança militar feita entre países da América do Norte e Europa que foi criada a partir da escalada da Guerra Fria. A principal sede da organização fica em Bruxelas, na Bélgica.

Liderada pelos Estados Unidos, o objetivo principal da aliança na época de sua criação era proteger os países da Europa Ocidental da expansão da União Soviética e combater a disseminação do comunismo após a Segunda Guerra Mundial.

O Tratado do Atlântico Norte foi assinado em 4 de abril de 1949 por 12 países fundadores, que incluíam EUA, Canadá, Reino Unido, França e outras oito nações europeias. Logo de início, os membros concordaram em ajudar uns aos outros no caso de um ataque armado contra qualquer Estado que fizesse parte da aliança.

Com o tempo, a Otan cresceu e hoje conta com 30 membros. Em ordem alfabética, são: Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia do Norte, Montenegro, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Turquia.

Guerra na Ucrânia ficará muito pior para a Rússia, diz analista à TV estatal russa

 


Um analista militar deixou uma mensagem clara para os telespectadores da televisão estatal russa: A guerra na Ucrânia ficará muito pior para a Rússia, que enfrenta uma mobilização em massa apoiada pelos Estados Unidos enquanto o país está quase totalmente isolado.

Desde que o presidente Vladimir Putin ordenou a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, a mídia estatal russa – e especialmente a televisão estatal – tem apoiado a posição do Kremlin. Poucas vozes dissidentes tiveram tempo de transmissão.

Isso pareceu ter mudado na noite de segunda-feira (16), quando um conhecido analista militar fez uma avaliação contundente ao principal canal de televisão estatal da Rússia sobre o que Putin classifica como a “operação militar especial”.

“Você não deve engolir tranquilizantes informativos”, disse Mikhail Khodaryonok, um coronel aposentado, ao talk show “60 Minutes” no Rossiya-1 apresentado por Olga Skabeyeva, uma das jornalistas mais pró-Kremlin da televisão.

“A situação, francamente falando, vai piorar para nós”, disse Khodaryonok, um convidado regular da TV estatal que costuma fazer avaliações francas da situação.

Ele disse que a Ucrânia poderia mobilizar 1 milhão de homens armados.

Khodaryonok, colunista militar do jornal gazeta.ru e formado em uma das academias militares de elite da Rússia, alertou antes da invasão que tal medida não seria do interesse nacional da Rússia.

A invasão da Ucrânia pela Rússia matou milhares de pessoas, deslocou outros milhões e aumentou o medo do confronto mais sério entre a Rússia e os Estados Unidos desde a crise dos mísseis cubanos de 1962.

Khodaryonok e Skabeyeva não foram encontrados para comentar.

Senso de realidade

A guerra também mostrou os limites pós-soviéticos do poder militar, de inteligência e econômico da Rússia: apesar das tentativas de Putin de reforçar suas forças armadas, os militares russos se saíram mal em muitas batalhas na Ucrânia.

Um cerco de Kiev foi abandonado e a Rússia voltou seu foco para tentar estabelecer o controle sobre a região Leste de Donbass, na Ucrânia. O Ocidente forneceu bilhões de dólares em armas às forças ucranianas.

As perdas não são divulgadas publicamente, mas a Ucrânia diz que as perdas russas são piores do que os 15.000 soviéticos mortos na guerra soviético-afegã de 1979-1989.

“O desejo de defender a pátria no sentido de que existe na Ucrânia – realmente existe lá e eles pretendem lutar até o fim”, disse Khodaryonok antes de ser interrompido por Skabeyeva.

As maiores consequências estratégicas da invasão da Rússia até o momento foram a unidade incomum dos aliados europeus dos Estados Unidos e as ofertas da Suécia e da Finlândia para se juntar à aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) liderada pelos EUA.

Khodaryonok disse que a Rússia precisava ver a realidade.

“O principal em nosso negócio é ter um senso de realismo político-militar: se você for além disso, a realidade da história o atingirá com tanta força que você não saberá o que o atingiu”, disse ele.

“Não acene foguetes na direção da Finlândia pelo amor de Deus – só parece muito engraçado”, disse ele.

A Rússia, disse ele, estava isolada.

“A principal deficiência de nossa posição político-militar é que estamos em plena solidão geopolítica e – embora não queiramos admitir – praticamente o mundo inteiro está contra nós – e precisamos sair dessa situação”.

 

 

Internacional e Cruzeiro empatam em 1 a 1 no Brasileiro Feminino


O Internacional empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro, na noite desta segunda-feira (16) no Sesc Campestre, em Porto Alegre, na partida que encerrou a nona rodada da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino.

Com o resultado as Gurias Coloradas chegaram aos 20 pontos, na terceira posição, já as Cabulosas deixaram a zona do rebaixamento, chegando à 12ª posição com nove pontos.

O Internacional abriu o placar aos 31 minutos, com Duda. Porém, cinco minutos depois o Cruzeiro deixou tudo igual com Karen.

O próximo compromisso das Gurias Coloradas é contra o Real Brasília. Já as Cabulosas pegam o Cresspom na décima rodada.

Brasileiro Feminino: Grêmio derrota Ferroviária

 


O Grêmio derrotou a Ferroviária por 3 a 0, nesta segunda-feira (16) no CFT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, pela nona rodada da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. 

Com este resultado as Gurias Gremistas assumiram a 8ª posição com 13 pontos. Já a Ferroviária permanece na 6ª posição com um ponto a mais.

A vitória da equipe gaúcha começou a ser construída aos cinco minutos do segundo tempo, quando Cassia Soares acertou um chute muito forte. A camisa 28 voltou a deixar a sua marca oito minutos depois, ao finalizar de ombro cruzamento de Cassia.

Três minutos depois o Grêmio deu números finais ao confronto, quando Laís Estevam tocou na saída da goleira adversária.

Triunfo do Real Brasília

Outra equipe a triunfar nesta segunda por 3 a 0 foi o Real Brasília, que bateu o Esmac jogando no estádio Evandro Almeida, o Baenão.

 

Juíza que atua na cidade potiguar de Martins é encontrada morta em Belém do Pará

 


A Polícia Civil do Pará investiga a morte da juíza Mônica Maria Andrade Figueiredo de Oliveira, encontrada morta dentro de um veículo no estacionamento de um prédio em Belém, no Pará, nesta terça-feira (17).

A magistrada era natural de Barra de Santana, na Paraíba, e era prima da vereadora de Campina Grande, Ivonete Ludgério (PSD).

Mônica Andrade era juíza na cidade de Martins, no Rio Grande do Norte, e estava com frequência em Belém, segundo os familiares. Ela era casada com um magistrado do Pará. O corpo apresentava um ferimento por arma de fogo.

A Polícia Civil disse que o caso é investigado pela Divisão de Homicídios e que "está adotando todas as medidas cabíveis para a elucidação do ocorrido". A Polícia Científica foi acionada para a remoção do corpo.

Mônica teria sido encontrada morta pelo companheiro, o juiz João Augusto Figueiredo de Oliveira Júnior. Ao se deparar com a situação, ele teria levado o carro e o corpo para a delegacia.

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) disse que ainda não vai se manifestar sobre o caso.

“Ainda sem acreditar. Minha comadre, prima e grande amiga se foi”, lamentou Ivonete, em uma rede social.

 

OMS diz que sistemas de saúde na Ucrânia estão em alerta após mais de 200 ataques

 

 

O chefe da OMS (Organização Mundial da Saúde) na Europa acionou o alerta nesta terça-feira (17) sobre o fornecimento de suprimentos para saúde na Ucrânia durante a guerra com a Rússia e pediu uma investigação sobre mais de 200 ataques aos sistemas de saúde.

Hans Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, disse que um em cada três pacientes tem problemas de acesso a medicamentos, um em cada cinco na zona de conflito precisa de ajuda psicológica, que a violência sexual está aumentando e há risco de surtos de cólera.

“Até hoje, a OMS verificou 226 ataques à saúde na Ucrânia. São quase três ataques por dia desde 24 de fevereiro. Eles deixaram pelo menos 75 mortos e 59 feridos”, disse Kluge em entrevista coletiva em Kiev.

A autoridade da organização internacional declarou que esses ataques são considerados um “insulto à dedicação e integridade dos profissionais de saúde”.

“Esses ataques não são justificáveis, não são corretos e devem ser investigados. Nenhum profissional de saúde deveria ter que prestar cuidados de saúde no fio da navalha”, afirmou Kluge.

A Rússia negou atacar civis no que chama de operação militar especial na Ucrânia.

Jarno Habicht, representante da OMS na Ucrânia, disse que instalações de cuidados primários, hospitais e ambulâncias foram danificadas em ataques desde o início  da invasão russa em 24 de fevereiro.

Habicht disse que uma preocupação adicional é a pandemia de Covid-19, que ele disse que não acabou na Ucrânia. Ele elogiou o programa de vacinação contra a doença no país, mas disse que sua escala deve crescer e o sistema de detecção fortalecido.

O gerente de incidentes da OMS na Ucrânia, Dorit Nitzan, disse que a cidade de Mariupol, no sul, que agora é controlada pelas forças russas após semanas de cerco e bombardeio pesado, está entre as áreas ocupadas onde há risco de cólera.

Mais de 11 mil casos prováveis de dengue já foram notificados a Sesap neste ano

 


A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgou, nesta terça-feira (17), que o estado registrou até o dia 7 de maio, 11.427 casos prováveis de dengue. O número é consideravelmente superior ao mesmo notificado no mesmo período do ano passado, quando 806 casos prováveis foram registrados. De acordo com o boletim divulgado pela pasta, a incidência geral de casos está em 323,93 casos/100 mil habitantes. 

A maior incidência de casos prováveis foi registrada na  região Agreste, onde a incidência está de 489,2 casos para cada 100 mil habitantes. As regiões do Seridó (435,77/100 mil hab.) e Metropolitana (435.06/100 mil hab.) aparecem em seguida na lista.

A Sesap também demonstra preocupação com o número de casos das demais arboviroses transmitidas pelo mosquito Aesdes Aegypti. Até o momento, em 2022, já foram registrados 3.397 casos prováveis de Chikungunya e 708 casos prováveis de Zika. 

“Publicamos um plano de contingência para controle das arboviroses e estamos estimulando os municípios a elaborarem os seus planos de ações com base no estadual, para que todas essas ações sejam efetivadas de forma oportuna e obtenham sucesso. Tudo isso está sendo pensado de forma regionalizada e descentralizada, para que as ações impactem nos territórios”, disse a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, Silvia Dinara.

As arboviroses apresentam sinais e sintomas comuns entre si, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos no caso da chikungunya e zika. 

A população pode colaborar com a notificação de possíveis focos do mosquito ou possíveis casos de dengue, zika ou chikungunya através do site NOTIFICA RN.

 

Após comandarem sequestro em Natal, comerciante é condenado a prisão e policiais enviados para tratamento psiquiátrico

 


O juízo da 6ª Vara Criminal de Natal determinou a condenação de um comerciante e a sujeição a tratamento ambulatorial a dois policiais militares, acusados de extorsão. Os homens constrangeram a vítima, mediante violência, grave ameaça e restrição da liberdade, com o intuito de obterem para si indevida vantagem econômica, ou seja, a entregar a eles uma grande quantia em dinheiro para poder ser liberada.

Ouvida pelas autoridades policiais, a vítima informou que no dia do ocorrido recebeu uma ligação telefônica de uma pessoa que se passava por um amigo, para que o encontrasse em um supermercado da capital. Ao chegar no local, foi abordada por um dos acusados, que exibiu um distintivo da polícia civil, afirmando que lhe conduziria até a delegacia. A vítima foi levada a um táxi, onde encontraram com o terceiro acusado, que, empunhando uma pistola, determinou que o motorista, testemunha do caso, conduzisse até o Jardim Planalto, em Parnamirim.

Relatou que durante o trajeto aconteceram agressões e ameaças com uma arma de fogo, ocasião em que foi exigida a entrega de dinheiro. A vítima afirmou ainda que, ao chegarem ao bairro Cidade Satélite, foi transferida para outro veículo, momento em que o taxista foi liberado pelos agentes. Então foi levada até uma estrada não pavimenta situada no bairro San Vale, algemada e submetida a maus tratos físicos enquanto os acusados exigiam dinheiro. 

Após se convencerem de que não possuía a quantia, os agentes a fizeram ligar para seu irmão e solicitar a quantia de R$ 20 mil. Em seguida, após cerca de quarenta minutos, receberem a confirmação de que o seu irmão havia conseguido a quantia de R$ 13.700. Após terem recolhido o montante, libertaram a vítima nas imediações do bairro Cidade Nova.

Os dois absolvidos foram considerados inimputáveis devido a “pertubação em sua saúde mental”, mas o magistrado determinou, como medida de segurança, tratamento ambulatorial a ambos, na forma indicada pelo Juízo das Execuções Penais, pelo prazo mínimo de um ano, com base nos artigos 96, inciso I; 97, caput; e 97, §1º, in fine, todos do Código Penal.

O outro participante da ação foi condenado a nove anos e quatro meses de reclusão, além de 33 dias-multa. A pena foi definida levando em consideração a circunstância agravante da reincidência, a teor do artigo 61, inciso I, do Código Penal e observando-se a incidência da causa especial de aumento de pena consistente no concurso de agentes.

O magistrado ressaltou que deixou de substituir a pena privativa de liberdade por restritiva de direitos “por se tratar de crime praticado mediante grave ameaça. Ademais, além de haver vedação legal, entendo que no caso concreto o acusado é desmerecedor do benefício por não ser a medida socialmente recomendável”.

 

Concurso Polícia Penal DF reabre inscrições até 20 de maio

 


Novas alterações foram feitas no cronograma do concurso Polícia Penal DF. Uma nova retificação foi publicada e reabriu o prazo de inscrições nesta segunda-feira, 16.

Agora, os candidatos têm até a próxima sexta-feira, 20, para realizar o cadastro e participar da seleção.

O edital de retificação foi divulgado oficialmente no site da banca organizadora, o Instituto AOCP .

As inscrições serão aceitas até as 12h do dia 20 de maio e o pagamento da taxa poderá ser feito até as 20h da mesma data. O valor é de R$150.

Diferentemente das alterações anteriores, essa retificação não altera a data da prova e ela segue marcada para o dia 3 de julho.

Entretanto, agora o edital com horário e local de realização está agendado para ser divulgado em nova data: agora em 18 de junho, no site da banca. As avaliações terão caráter eliminatório e classificatório.

Como serão as provas do concurso Polícia Penal DF

As provas objetivas serão realizadas no modelo certo ou errado. No exame, os candidatos responderão a 150 questões a serem distribuídas da seguinte forma:

Conhecimentos Gerais (50 questões)

  • Língua Portuguesa e Redação Oficial (25);
  • Noções de História e Geografia do Distrito Federal (cinco);
  • Noções de Informática (dez); e
  • Noções de Raciocínio Lógico (dez).

Conhecimentos Específicos (100)

  • Direito Administrativo (dez);
  • Direito Constitucional (dez);
  • Noções de Administração Financeira e Orçamentária (dez);
  • Direito Penal e Direito Processual Penal (20);
  • Direito Penitenciário e Criminologia (40);
  • Direitos Humanos (três);
  • Legislação aplicada aos servidores do Governo do DF (quatro); e
  • Legislação Especial (três).

Para ser aprovado será preciso alcançar, pelo menos, 20 pontos de Conhecimentos Básicos, 40 Específicos e nota igual ou superior a 50% soma de ambos os cadernos.

Também é preciso passar pelas etapas de Teste de Aptidão Física (TAF), exame de aptidão psicológico, sindicância da vida pregressa e o curso de formação.

Edital da Polícia Penal DF tem 1.179 vagas

Publicado em março deste ano, o edital do concurso Polícia Penal DF trouxe uma oferta de 1.179 vagas para a carreira de policial penal. Dessas, são 400 imediatas e 779 para formação de um cadastro de reserva.

Para concorrer, é necessário ter o nível superior completo, em qualquer área. Os aprovados atuarão em jornadas de 40 horas e receberão uma remuneração bruta de R$5.445.

Após a conclusão de todas as etapas o concurso será finalizado e homologado, ficando válido por dois anos, cabendo prorrogação por mais dois. Nesse período, serão realizadas as convocações.




MP muda tabela do preço do frete rodoviário de carga

 


Foi publicada hoje (17) no Diário Oficial da União (DOU) a Medida Provisória (MP) 1117/2022 que altera uma regra para a elaboração da tabela de preço do piso mínimo de frete rodoviário de carga. A MP reduz de 10% para 5% o percentual de variação no preço do diesel para a correção dos valores da tabela. A medida ocorre após o anúncio de mais uma alta no preço do óleo diesel na semana passada.

Elaborada em 2018, após a greve dos caminhoneiros, a legislação sobre a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas estabelece que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve publicar a tabela a cada seis meses, até os dias 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano, com os valores serão válidos de piso para o semestre.

O texto prevê ainda que a tabela deve ser atualizada sempre que houver oscilação no preço do produto igual ou superior a 10%. Com a mudança introduzida pela MP, esse percentual foi reduzido para 5%.

A partir de agora, sempre que ocorrer oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 5% em relação ao preço considerado na planilha de cálculos, a ANTT deve atualizar a tabela.

"Com isso, pretende-se dar sustentabilidade ao setor do transporte rodoviário de cargas, e, em especial, do caminhoneiro autônomo, de modo a proporcionar uma remuneração justa e compatível com os custos da atividade", diz nota publicada pela Secretaria-Geral da Presidência.

Para a elaboração da tabela, além do preço do produto, também são considerados a quantidade de quilômetros rodados na realização de fretes, eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas definidas, bem como planilha de cálculos utilizada para a obtenção dos respectivos pisos mínimos.

Na semana passada, a Petrobras anunciou um reajuste de 8,87% no preço do diesel para as distribuidoras. De acordo com a empresa, o preço do litro do combustível no atacado passou de R$ 4,51 para R$ 4,91, um aumento de R$ 0,40, que começou a ser cobrado a partir do dia 10.


 

Tite convoca Léo Ortiz para jogos da seleção brasileira em junho

 


O zagueiro Léo Ortiz, de 26 anos, foi chamado por Tite, nesta terça-feira (17), para integrar a seleção brasileira nos jogos preparatórios para a Copa do Mundo do Catar, que passa a ter 27 atletas. O quinto defensor do país pode ser escalado para os dois jogos de junho: no dia 2 (quinta-feira) contra a Coreia do Sul, e quatro dias depois contra o Japão.

Jogador do Red Bull Bragantino, Ortiz se junta ao quarteto defensivo da seleção: Marquinhos, Thiago Silva, Éder Militão e Gabriel Magalhães. Além de Ortiz, a seleção conta com outros três atletas que atuam no país: o meio-campista Danilo o goleiro Weverton - ambos do Pameiras - e Guilherme Arena (Atlético-MG). 

“Muito feliz em estar novamente com este grupo! Agora é trabalhar forte para ajudar a seleção nesse ano tão importante”, postou o jogador no Instagram assim que soube da convocação.

Esta é a terceira vez que Ortiz integra o escrete Canarinho. Ele foi chamando para a Copa América, no ano passado, e depois defendeu a seleção contra Chile, Argentina e Peru na data Fifa.

A apresentação dos jogadores em Seul (Coreia do Sul) será semana que vem, a partir de quinta (26), e o primeiro treino ocorrerá no dia seguinte.

Os últimos jogos do Brasil antes da Copa do Mundo – a abertura será em 21 de novembro – serão em setembro, contra a Argentina (reposição do jogo das Eliminatórias) e o México.

Convocados

GOLEIROS

Alisson - Liverpool FC (ING)

Ederson - Manchester City (ING)

Weverton - Palmeiras

LATERAIS

Alex Sandro - Juventus (ITA)

Alex Telles - Manchester United (ING)

Daniel Alves - Barcelona (ESP)

Danilo - Juventus (ITA)

Guilherme Arana - Atlético-MG

ZAGUEIROS

Eder Militão - Real Madrid (ESP)

Gabriel Magalhães - Arsenal (ING)

Marquinhos - Paris Saint-Germain (FRA)

Thiago Silva - Chelsea (ING)

Léo Ortiz - Red Bull Bragantino 

MEIO-CAMPISTAS

Bruno Guimarães - Newcastle (ING)

Casemiro - Real Madrid (ESP)

Danilo - Palmeiras

Fabinho - Liverpool FC (ING)

Fred - Manchester United (ING)

Lucas Paquetá - Lyon (FRA)

Philippe Coutinho - Aston Villa (ING)

ATACANTES

Gabriel Jesus - Manchester City (ING)

Gabriel Martinelli - Arsenal (ING)

Matheus Cunha - Atlético de Madrid (ESP)

Neymar Jr. - Paris Saint-Germain (FRA)

Raphinha - Leeds United (ING)

Richarlison - Everton (ING)

Rodrygo - Real Madrid (ESP)

Vini Jr. - Real Madrid (ESP)

Resolução regulamenta concurso DNIT para cargos efetivos

 


Por meio do Ministério da Infraestrutura, a Diretoria Colegiada do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes regulamenta o concurso DNIT. A seleção ainda não tem data para ocorrer.

Apesar disso, a resoluçãoa publicada nesta terça-feira, 17, no Diário Oficial da União, regulamenta os próximos concursos a serem realizados pela autarquia, com vagas para cargos efetivos.

Conforme o documento, que foi aprovado no último dia 9 em meio à 18ª reunião ordinária da Diretoria Colegiada da autarquia, os concursos da autarquia serão realizados por meio de duas etapas, sendo elas:

Primeira etapa

  1. prova objetiva (contendo questões de Conhecimentos Básicos e Específicos);
  2. prova discursiva (uma ou mais questões sobre temas relacionados ao edital e uma redação de peça de natureza técnica); e
  3. avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório.

Segunda etapa

  1. Programa de Formação, de caráter eliminatório.

Em todos os concursos, o edital deverá prever a alocação de servidor em diferentes unidades da federação, devendo o candidato indicar, no ato de inscrição, a unidade da federação a cujas vagas desejará concorrer, assim como os locais de realização das provas.

Apesar da regulamentação do concurso DNIT, uma nova seleção ainda não possui data para ocorrer.

Veja como foi o último concurso DNIT

Em novembro de 2012, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes realizou um dos seus últimos concursos, com oferta de 1.200 vagas, em cargos dos níveis médio e superior.

No nível superior, as vagas foram distribuídas pelos cargos de: analista em infraestrutura de transportes (179) e analista administrativo (110).

Para o nível médio, o concurso contou com vagas no cargo de técnico administrativo (144) e técnico de suporte em infraestrutura de transportes (767). Na época, os vencimentos variavam entre R$2.811,30 e R$8.119,81, incluindo o auxílio-alimentação. 

Já as vagas foram distribuídas pelo Distrito Federal e todos os estados brasileiros. As inscrições, por sua vez, foram recebidas pela Escola de Administração Fazendária, organizadora da seleção.

Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, que ocorreram em Brasília e nas capitais dos estados. Para os cargos de nível médio, por exemplo, foram cobradas 90 questões, sendo elas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Conhecimentos Básicos de Administração Orçamentária e Financeira; e
  • Conhecimentos Específicos.

 

Ituano arranca empate com o Grêmio na Série B

 


Com um gol nos acréscimos do segundo tempo, o Ituano arrancou um empate de 1 a 1 com o Grêmio, na noite desta segunda-feira (16) no estádio Novelli Junior, em Itu, na partida que fechou a 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Após este resultado o Tricolor Gaúcho fecha a rodada na 6ª posição com 11 pontos. Já o Galo Rubro-Negro fica na 8ª posição com nove pontos.

Mesmo atuando fora de casa o Grêmio abriu o placar aos três minutos do segundo tempo, quando a bola foi lançada na área para Diego Souza, que dominou no peito, se livrou de um zagueiro e fuzilou. Porém, já no fim, aos 47, o Ituano chegou ao empate com Lucas Nathan.

O Grêmio volta a entrar em campo na próxima quinta-feira (19), quando recebe o Criciúma em Porto Alegre. Dois dias depois o Ituano visita o Operário no Paraná.

Prefeitura de Santa Terezinha - PB divulga duas retificações de seu Concurso Público

 


No estado da Paraíba, a Prefeitura de Santa Terezinha, por meio da organizadora EducaPB, torna pública duas retificações de seu Concurso Público, o qual tem como objetivo contratar 28 profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior.

Segundo a nota de (retificação II), o documento divulga alteração na carga horária do cargo de Engenheiro Civil, que agora deverá atuar em jornadas de 20 horas semanais.

De acordo com outro documento (retificação I), houve alterações nas alternativas da prova objetiva, com relação a pontuação de algumas áreas de conhecimento.

O certame

Há oportunidades aos cargos de Agente Comunitário de Saúde (2); Assistente Social (1); Coveiro (1); Cuidador Educacional (4); Enfermeiro (4); Engenheiro Civil (1); Fiscal Sanitário (1); Fiscal de Tributos (1); Fisioterapeuta (1); Médico PSF (2); Motorista D (1); Operador de Máquinas (1); Professor de Educação Básica (5); Professor de Educação Básica II - Português (1); Professor de Educação Básica II - Matemática (1) e Técnico em Enfermagem (1).

Dentro do total de vagas ofertadas há chances aos candidatos que se encontram nos requisitos específicos do edital.

Quando contratado, o profissional deverá exercer funções em jornadas de 20 a 40 horas semanais, referente a remuneração mensal que alterna entre R$ 1.212,00 a R$ 9.010,00.

Para concorrer é necessário ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, desde que seja portador de visto permanente; gozar dos direitos civis e políticos; estar em dia com as obrigações eleitorais; possuir idade mínima de 18 anos; possuir escolaridade compatível com o cargo; ter aptidão física e mental, dentre outras condições que constam no edital.

Procedimentos para participação

Os interessados em participar podem se inscrever via internet, no período de 2 de maio, até às 23h59 (horário local) do dia 31 de maio de 2022, acessando o site da EducaPB. O pagamento da taxa de inscrição nos valores de R$ 65,00 a R$ 90,00 deve ser efetuado até o último dia do prazo de inscrições. No entanto, os candidatos que se encontram nas condições específicas do edital podem solicitar isenção.

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante prova objetiva para todos os cargos, composta por questões nas disciplinas de português; conhecimentos gerais; conhecimentos específicos e informática, prevista para ser aplicada no dia 3 de julho de 2022, em horários e locais a serem divulgados posteriormente. Haverá ainda prova prática somente para os cargos de Operador de Máquinas e Motorista "D". Já a prova de títulos será aplicada somente para os cargos de nível superior.

Em caso de empate, os critérios a serem considerados a fim de desempatar os candidatos são os seguintes: maior idade; maior nota na prova de acordo com a área de conhecimento determinada para cada cargo, e, se necessário, sorteio. O resultado final será divulgado nos sites da EducaPB e da Prefeitura de Santa Terezinha, na data provável de 10 de agosto de 2022.

Este Concurso Público terá a validade de um ano, contado a partir da data de homologação final, podendo ser prorrogado por igual período.


 

Prefeitura de Lagoa Nova realiza cadastro cultural para os artistas locais até o dia 03 de junho

 


A Prefeitura de Lagoa Nova, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Juventude, estará realizando até o próximo dia 03 de JUNHO, cadastro cultural para os artistas locais, que tem por objetivo de fazer um levantamento de todos os envolvidos na produção e representação da cultural local.
 
O cadastro está sendo realizado no aplicativo Lagoa Nova Digital ou na sede da Estação Juventude.

Contas de água também podem ser pagas via Pix, anuncia Caern

 


A partir desta segunda-feira (16), o cliente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) passa a ter mais uma opção para pagamento da fatura, o Pix. A Companhia instalou também novos totens de autoatendimento. Os novos serviços trazem mais praticidade e comodidade para o cliente da Companhia.

Nesta primeira fase, para utilizar o Pix, o cliente acessa o site caern.com.br e gera a segunda via para pagamento, neste documento tem a opção pagar com Pix. A modalidade também está disponível para pagamento da entrada de parcelamento.

Em breve, outras funcionalidades serão implantadas e o pix virá na conta impressa da Companhia. Este tipo de pagamento se soma aos outros já disponíveis para os clientes que são o pagamento em agências bancárias, correspondentes bancários, além do pagamento com cartão de crédito.

Totens

Também nesta segunda-feira (16), a Companhia coloca em funcionamento, em Centrais do Cidadão e escritórios, 10 totens de autoatendimento para pagamento da fatura. Neste equipamento o consumidor poderá pagar seus débitos com cartão de crédito ou débito. Confira os locais disponíveis:

NATAL
CENTRAL DO CIDADÃO - Rua Cel. José Bernardo, 1001 - Alecrim
CENTRAL DO CIDADÃO - Rua Governador José Varela, 2900, Capim Macio
CENTRAL DO CIDADÃO - Av. Dr. João Medeiros Filho, 2300, Shopping Estação.

ASSÚ
CENTRAL DO CIDADÃO - Av. Sen. João Câmara, S/N, Assú

CAICÓ
CENTRAL DO CIDADÃO - Rua Marina Neves Dantas, N°35 - bairro Maynard, Caicó

CURRAIS NOVOS
CENTRAL DO CIDADÃO - Rua Tomás do O, N° 60, Currais Novos

MACAÍBA
CENTRAL DO CIDADÃO - Avenida Jundiaí , s/n, Macaíba /RN

MOSSORÓ
ESCRITÓRIO CENTRAL - Av. Alberto Maranhão com a Campos Sales, bairro Bom Jardim

PARNAMIRIM
CENTRAL DO CIDADÃO - Av. Ten. Medeiros, Centro, Parnamirim

PAU DOS FERROS
CENTRAL DO CIDADÃO - Rua Carloto Távora, 877, São Benedito, Pau dos Ferros

 

ANS inclui opções de quimioterapia oral em seu rol de procedimentos

 


A inclusão de três opções de quimioterapia oral no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) traz benefícios em termos de sobrevida aos pacientes e permite a prescrição, pelo médico, para aqueles pacientes que têm seguro saúde, avaliou hoje (16) a oncologista Andreia Melo, do Grupo Oncoclínicas, também chefe da Divisão de Pesquisa Clínica do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Publicada no último dia 6, no Diário Oficial da União, a decisão contemplou as substâncias trifluridina + cloridrato de tipiracila, para câncer colorretal e gástrico metastático; Brigatinibe, para câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) localmente avançado ou metastático, positivo para quinase de linfoma anaplásico (ALK); e Venetoclax, combinado com obinutuzumabe, para pacientes adultos com leucemia linfocítica crônica (LLC) em primeira linha de tratamento.

Segundo o Inca, a estimativa é que em cada ano do triênio 2020-2022, o Brasil tenha em torno de 41 mil novos casos de câncer colorretal, 21 mil casos de câncer gástrico e 30 mil de câncer de pulmão, além de 11 mil casos novos de leucemia, dos quais a leucemia linfoide crônica responderá por cerca de um quarto. No total, o Inca estima o aparecimento de 650 mil casos novos de câncer no país a cada ano do triênio.

Por isso, na avaliação da oncologista, é grande o significado que as incorporações de tratamento podem trazer aos pacientes.

“Elas trazem novas opções terapêuticas. São novas linhas de tratamento para pacientes com essas neoplasias (colorretal e gástrico) no cenário metastático. No caso do câncer de pulmão, você tem a seleção por um biomarcador e tem uma resposta objetiva muito boa com o uso do tratamento e ganho de sobrevida”.

A cobertura obrigatória dessas três novas opções de quimioterapia oral pelos planos de saúde é fundamental para que o oncologista faça, na sua prática clínica, o que há de melhor na literatura, em termos de padrão de tratamento.

“Priorizar essas opções de tratamento oral na cobertura dos pacientes com essas neoplasias é fundamental. É isso que acontece com o Rol da ANS”, indicou a oncologista.

Cânceres
Câncer colorretal é o nome dado ao tipo de tumor que atinge a região do intestino grosso (cólon), reto (final do intestino, antes do ânus) e o ânus. Apenas em 2019, a doença provocou mais de 20 mil mortes no país. Esse é, segundo o Inca, o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, com um risco estimado de cerca de 19 casos novos a cada 100 mil pessoas. O câncer colorretal metastático é o estágio avançado da doença. O tratamento deve ser contínuo, visando prolongar a sobrevida, diminuir sintomas relacionados ao tumor, postergar a progressão da doença e manter a qualidade de vida. Mesmo considerando que a doença esteja em um estágio mais avançado, os pacientes ainda podem receber tratamento.

O Inca adverte que quase 30% de todos os cânceres colorretais poderiam ser evitados mediante uma dieta saudável, prática de atividades físicas e redução do consumo de bebidas alcoólicas. O instituto, vinculado ao Ministério da Saúde, estima que, em 2030, a despesa do Sistema Único de Saúde (SUS) com pacientes que desenvolverão esse tipo de câncer, em função da exposição a fatores de risco evitáveis, vai ser 88% maior do que o valor gasto registrado em 2018, que alcançou R$ 545 milhões.

Andreia Melo advertiu que o custo da assistência em oncologia tem subido a cada ano, não só pelo aumento do número de casos. “É uma doença que tem ficado mais incidente e tem aumentado a sua mortalidade também. É claro que, junto disso, você caminha com o desenvolvimento de novas opções terapêuticas, novas tecnologias, novas intervenções que, habitualmente, apresentam alto custo”.

Já o câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, é o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre mulheres, com um risco estimado de 12,81 casos a cada 100 mil homens e 7,34 para cada 100 mil mulheres. No mundo, foram estimados 684 mil casos novos em homens, sendo o quarto mais frequente entre todos os cânceres. O tipo mais frequente é o adenocarcinoma, responsável por 95% dos casos, sendo a infecção pela bactéria Helicobacter Pylori o principal fator de risco.

Já a leucemia linfocítica crônica (LLC) se caracteriza por um aumento do número de linfócitos, que são um dos principais tipos celulares dos leucócitos, ou glóbulos brancos. Trata-se de uma doença que se desenvolve de forma lenta e afeta, em sua maioria, pessoas com mais de 55 anos. A idade média no momento do diagnóstico é em torno de 70 anos. Extremamente rara em crianças, o risco de uma pessoa desenvolver LLC é de 0,57%, sendo um pouco maior em homens do que em mulheres.

De acordo com o Inca, o câncer de pulmão é o segundo mais comum no Brasil e o primeiro em todo o mundo, tanto em incidência quanto em mortalidade. É responsável por cerca de 13% de todos os novos casos de câncer, com incidência mundial de 1,8 milhão de casos novos. Esse tipo de câncer é considerado hoje uma das principais causas de morte evitáveis, porque, em cerca de 85% dos casos, seu aparecimento está diretamente ligado ao consumo de derivados do tabaco. O cigarro constitui o mais importante fator de risco.

Na mesma decisão, a ANS aprovou a incorporação no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da substância Risanquizumabe, para tratamento da psoríase moderada a grave.

Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário