SOBRE TIMBAÚBA

Timbaúba dos Batistas é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na região do Seridó. Considerado um dos menores municípios do estado, possuindo um área urbana de apenas 75 km², distante 282 km da capital Natal. Conhecida pela excelência na produção dos bordados típicos do Seridó.

História

O nome do município é originário de uma árvore, chamada pelos índios de "Timbó-iba", traduzido para o português como árvore de espuma; chamada assim por seus frutos produz uma espécie de espuma, utilizada como sabão. O nome do município também está associado ao nome de uma das famílias pioneiras a chegar à região. Assim como outros municípios da região do Seridó, seu povoamento está ligado à instalação de fazendas de gado. Mas o município teve seu núcleo consolidado, devido a atividade do plantio da cana-de-açúcar para a produção de rapadura e aguardente.

No dia 10 de maio de 1962, por força da Lei no 2.774, o povoado desmembrou-se de Caicó tornando-se município com o nome de Timbaúba dos Batistas, numa homenagem a família de pioneiros responsáveis pelo engrandecimento do município. Em 1° de janeiro de 1964, foi instalada a sede municipal, tomando posse como prefeito o Sr. Hisbelo Batista de Araújo.

Cronologia da Formação Administrativa

Em 5 de dezembro de 1958 pela lei estadual nº 2320, é criado o distrito denominado de Timbaúba dos Batistas, ex-povoado de Timbaúba, subordinado ao município de Caicó.
Em 1 de julho de 1960, é realizada uma nova divisão territorial, mas ainda o distrito de Timbaúba dos Batistas pertence a Caicó.
Em 10 de maio de 1962 pela lei estadual nº 2774, é elevado à categoria de município com a denominação de "Timbaúba dos Batistas" desmembrado do município de Caicó.
Em 1 de janeiro de 1964 é instalado a sede do distrito de Timbaúba dos Batistas.
Em 31 de dezembro de 1968, o município é configurado e constituído do atual distrito sede.[7]

Geografia

Localização

Está localizado na microrregião do Seridó Ocidental ou zona homogênea de Caicó. Sua área territorial total é de 135 km², o que equivale a 0,27% do território estadual.

Clima

Semi-Árido, com estação chuvosa atrasando para o outono.
Período Chuvoso: De Fevereiro a Maio.
Temperaturas médias anuais: Máxima: 32,0°C;
Média: 27,5°C;
Mínima: 18°C.
Umidade relativa média anual: 59%
Horas de insolação: 2400 horas

Vegetação

Caatinga Hiperxerófila: vegetação seca composta por cactáceas e plantas de porte baixo e espalhado, como jurema-preta, mufumbo, faveleiro, xique-xique e facheiro. O município é considerado área susceptível à desertificação na categoria "muito grave".

Relevo

Sua altitude varia de 100 a 200 metros, chamada de planalto rebaixado formado predominantemente por argila, com ocorrência mineral de bário, tungstênio, rochas ornamentais (migmatitos) e brita.

Hidrografia

O município está totalmente inserido na bacia hidrográfica Piranhas-Açu. Sendo seus riachos principais: Volta, Tapuio e Caraibeira. Seu principal açude é o Vida Nova, localizado no leito do Riacho do Volta. O município não dispõe de mananciais de qualidade e quantidade suficiente para o abastecimento, sendo essa complementada pelo sistema de adutoras Piranhas-Caicó, onde realiza a captação da água no rio Piranhas-Açu, no município vizinho de Jardim de Piranhas.[8]

Filho Ilustre

.Elino Julião - cantor e compositor de forró pé-de-serra.

Cultura

A Corrida de Jegues

A tradicional corrida de jegues acontece nos dias 6 e 7 de Setembro, dia da Independência, e reúne corredores de todo o Nordeste do Brasil. A festa já está inserida no calendário turístico do Rio Grande do Norte e é promovida pela Prefeitura Municipal. Estima-se que nos dois dias cerca de 30 mil pessoas visite Timbaúba dos Batistas.

As Bordadeiras

As bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, possuem o reconhecimento nacional pela alta qualidade de seus trabalhos. Elas foram as responsáveis pelas toalhas que ornaram a mesa de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, em sua visita de 2007 ao Brasil. Suas peças ganharam o mundo, nas mãos de turistas que vêm ao Brasil. Mercados como Recife e Fortaleza, além de Natal, são os grandes consumidores dos seus produtos.

Referências

1.  a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
2.  FEMURN. Distâncias dos Municípios do Rio Grande do Norte a Natal-RN. Página visitada em 13 de agosto de 2011.
3.  IBGE (10 de outubro de 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 de dezembro de 2010.
4.  Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
5.  Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
6.  a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
7.  IBGE Cidades@. Timbaúba dos Batistas Rio Grande do Norte - RN. Página visitada em novembro 2011.
8.  www.idema.rn.gov.br/.../idema/.../Timbaúba%20dos%20Batistas.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário