segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

PLACAR FI: Confira TODOS os RESULTADOS deste DOMINGO

 


Este domingo, 5, foi bastante animado. Com muitos jogos nos estaduais e nos regionais, gol foi o que não faltou nesta rodada. Os maiores destaques ficaram para o ótimo jogo do Corinthians contra o Botafogo-SP e para a goleada do Sergipe contra o Atlético de Alagoinhas na Copa do Nordeste.

E como é de costume, o PLACAR FI acompanhou TODOS os jogos do Brasil e do mundo, para trazer para você, internauta, tudo aquilo que você merece. E, em conjunto com o portal Futebol Interior, trazemos agora todos os resultados deste sábado.

PAULISTÃO
Ituano 0 x 3 Água Santa
Santo André-SP 0 x 1 São Paulo
Corinthians 2 x 0 Botafogo
Portuguesa 0 x 1 Inter de Limeira-SP

PAULISTA A2
Ponte Preta 2 x 2 Juventus

PAULISTA A3
Votuporanguense 1 x 1 Itapirense

COPA DO NORDESTE
CSA 3 x 1 Vitória
Sergipe-SE 4 x 0 Atlético Alagoinhas-BA
Campinense-PB 0 x 2 Sport

SUPERCOPA DO BRASIL FEMININA
Corinthians 1 x 0 Atlético
Flamengo 10 x 0 Ceará

AMAZONENSE
Operário-AM 0 x 1 Manaus-AM

BAIANO
Bahia de Feira-BA 3 x 2 Jacuipense-BA

BRASILIENSE
Samambaia 2 x 3 Santa Maria
Taguatinga 0 x 1 Capital

CAPIXABA
Nova Venécia-ES 0 x 1 Real Noroeste-ES

CARIOCA
Bangu-RJ 1 x 0 Madureira-RJ
Boavista-RJ 0 x 4 Botafogo
Fluminense 3 x 0 Audax

CATARINENSE
Marcílio Dias-SC 1 x 0 Camboriú
Joinville-SC 0 x 0 Barra
Brusque-SC 1 x 1 Criciúma
Atlético-SC 0 x 1 Hercílio Luz-SC

GAÚCHO
Caxias-RS 3 x 1 Esportivo-RS
Ypiranga-RS 3 x 2 Juventude
Avenida-RS 1 x 0 São Luiz-RS
São José-RS 0 x 0 Brasil-RS
Novo Hamburgo-RS 0 x 0 Internacional

GOIANO
Goiânia-GO 4 x 2 Atlético-GO
Aparecidense-GO 1 x 0 Crac-GO
Goiás 3 x 0 Grêmio Anápolis-GO
Morrinhos 1 x 1 Anápolis-GO

MARANHENSE
Moto Club-MA 2 x 0 Chapadinha
São José-MA 0 x 4 Iape

MATO-GROSSENSE
Cacerense-MT 2 x 2 Operário-MT
União-MT 1 x 0 Mixto-MT
Nova Mutum-MT 0 x 0 Academia

PARAENSE
Itupiranga 1 x 1 Tuna Luso-PA
Castanhal-PA 1 x 1 Águia-PA
São Francisco-PA 1 x 0 Caeté
Tapajós 0 x 1 Cametá
Remo-PA 3 x 1 Independente-PA
Paysandu-PA 0 x 0 Bragantino-PA

PARAIBANO
Nacional 0 x 1 Sousa-PB

PARANAENSE
Rio Branco-PR 2 x 1 Foz do Iguaçu-PR
São Joseense 1 x 0 Londrina
Azuriz-PR 0 x 3 Cianorte-PR
Athletico-PR 1 x 1 Coritiba

PERNAMBUCANO
Central-PE 1 x 2 Petrolina

PIAUIENSE
Altos-PI 3 x 0 Ferroviário
Parnahyba-PI 0 x 1 Comercial-PI

POTIGUAR
Alecrim-RN 0 x 1 Força e Luz

SERGIPANO
América-SE 2 x 2 Itabaiana-SE
Atlético Gloriense 0 x 1 Falcon-SE

SUL-MATO-GROSSENSE
Ivinhema 1 x 0 Dourados
Operário de Caarapó 2 x 1 Aquidauanense-MS
Operário-MS 0 x 1 Costa Rica-MS
Coxim 0 x 2 Serc

TOCANTINENSE
Bela Vista 1 x 0 União

ALEMÃO
Stuttgart 0 x 2 Werder Bremen
Wolfsburg 2 x 4 Bayern de Munique

ESPANHOL
Mallorca 1 x 0 Real Madrid
Girona 1 x 0 Valencia
Real Sociedad 0 x 1 Valladolid
Barcelona 3 x 0 Sevilla

FRANCÊS
Clermont 0 x 2 Monaco
Ajaccio 0 x 2 Nantes
Auxerre 0 x 0 Reims
Lorient 0 x 0 Angers
Strasbourg 2 x 0 Montpellier
Brest 1 x 1 Lens
Olympique 1 x 3 Nice

INGLÊS
Nottingham 1 x 0 Leeds United
Tottenham 1 x 0 Manchester City

ITALIANO
Spezia 0 x 3 Napoli
Torino 1 x 0 Udinese
Fiorentina 1 x 2 Bologna
Internazionale 1 x 0 Milan

PORTUGUÊS
Braga 4 x 1 Famalicão
Chaves 2 x 1 Marítimo
Porto 2 x 0 Vizela
Gil Vicente 1 x 1 Arouca

 

Abadás do bloquinho Pula Pula começam a ser entregues nesta segunda



Os abadás do Bloquinho Pula-Pula começam a ser entregues nesta segunda-feira (06) para quem comprou o acesso do primeiro, segundo e terceiro lotinhos. Já para quem comprar a partir de segunda a entrega será na sexta-feira (10), um dia antes do bloquinho sair na avenida.

A entrega antecipada facilitará o trabalho dos profissionais que são procurados para costumizar com adereços, personalizando-os de acordo com o gosto de cada folião. É importante destacar que a parte da frente com a logomarca e os anunciantes – atrás do abadá – devem ser preservadas na hora da customização.

Para retirar seu abadá é necessária a apresentação do voucher que foi entregue no ato da compra na loja Laço e Cadarço. O foliãozinho e sua família receberão, também, a pulseirinha de acesso ao bloco.

O bloquinho Pula Pula, considerado o abre alas  do Carnaval de Caicó, ganha as ruas  no dia 11 de fevereiro.

A concentração será na Praça do Coreto e está marcada para às 16h com saída prevista às 17h.

 

Mulheres poderão concorrer a vagas para formação de fuzileiro naval

Pela primeira vez, as mulheres terão a possibilidade de ingressarem no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). 

Ao todo são 1.080 vagas para 2024, sendo 96 para o sexo feminino, todas para unidades da Marinha no Rio de Janeiro. De acordo com a Marinha, o ingresso das mulheres como soldado fuzileiro naval reforça o pioneirismo da instituição e completa o processo de inclusão feminina em todos os quadros, escolas e centros de instrução da Marinha.

A primeira etapa do processo seletivo consiste em provas de português e matemática. Os aprovados na etapa inicial passarão por verificação de dados pessoais e de documentos, avaliação psicológica, inspeção de saúde e teste de aptidão física de ingresso.

Requisitos
Segundo o edital, para a admissão no concurso, as candidatas precisam ter de 18 a 22 anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2024, além de ensino médio completo, altura mínima de 1,54m e máxima de 2m, não ser casada e não ter constituído união estável, bem como não ter filhos ou dependentes, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos do órgão de formação, entre outros. Confira mais detalhes no edital de convocação.

Inscrições
As inscrições para o concurso público de admissão para as turmas de 2024 do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais já estão abertas. O valor da inscrição é R$ 40,00 e pode ser feita por meio do site da Marinha do Brasil até 2 de março de 2023. Haverá isenção da taxa de inscrição para os candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal, cuja renda familiar mensal seja inferior ou igual a meio salário-mínimo.

Curso de formação
O curso de formação será realizado no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), em Campo Grande, no Rio de Janeiro (RJ), com duração de 17 semanas, em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.

 

Lula faz primeira viagem para entrega de obras; governo quer intensificar agendas nos estados

 


Nesta segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz sua primeira viagem para entregar obras.

Na agenda, o presidente participará da inauguração das unidades de oftalmologia e diagnóstico do Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, na cidade do Rio de Janeiro.

A viagem inaugura uma série de visitas que o presidente quer fazer pelos estados para lançar ou relançar obras e programas.

Ainda no evento no Rio de Janeiro, onde estará acompanhado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), Lula participa do lançamento da Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também participará.

“São R$ 600 milhões que nós estamos transferindo aos Estados para acelerar as cirurgias que ficaram represadas durante a pandemia”, declarou Rui Costa.

Giro de Lula pelo Brasil
Em janeiro, Lula visitou as cidades de Araraquara (SP) e Boa Vista, mas, em razão de ações emergenciais. Por causa dos estragos causados pelas chuvas intensas, na cidade paulista, e em razão da crise de saúde dos indígenas Yanomami, na capital de Roraima.

Lula também visitará Bahia e Sergipe. Após o Carnaval, a previsão é que o presidente faça visitas a outros estados brasileiros.

Entre os investimentos a serem anunciados nas viagens está a retomada do programa Água para Todos, que reúne medidas preventivas e contra a seca, como a construção de cisternas, nas regiões onde a chuva é escassa, principalmente em zonas rurais.

Na cidade baiana de Santo Amaro, Lula deve relançar o programa habitacional Minha Casa Minha Vida em 14 de fevereiro, de acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), que governou a Bahia por dois mandatos.

 

Crise humanitária: mais uma criança yanomami morre em Roraima

 


Uma criança de apenas um ano e cinco meses de idade morreu, neste domingo (5), na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, vítima de desnutrição grave e desidratação. A informação foi repassada por Júnior Hekurari, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'Kuana (Codisi-YY), uma das principais lideranças da região de Surucucu, no extremo Oeste do estado e próxima à fronteira com a Venezuela.  

De acordo com o relato, a criança estava em estado grave desde ontem (4) e as equipes de saúde pediram sua remoção imediata para Boa Vista, mas o mau tempo impediu a decolagem. Ela era da região Haxiu, que fica a cerca de 15 minutos de helicóptero do polo base de Surucucu, onde há um aeródromo e um pelotão de fronteira do Exército Brasileiro. 

Afetados pela presença do garimpo ilegal em suas terras, os indígenas yanomami têm sofrido com casos de desnutrição e doenças como malária e pneumonia. Nos últimos quatro anos, foram registradas 570 mortes de crianças no território. 

Base Aérea

Em visita a Roraima, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, afirmou que a base aérea no Surucucu vai ser reestruturada para que possa receber aviões de maior porte. A medida vai possibilitar levar ainda a infraestrutura para montar um hospital de campanha na região. Ela não estipulou prazo para a efetivação dessas medidas. A pista de Surucucu não opera por instrumentos e só permite voo visual, o que limita o acesso em horário noturno ou com mau tempo.   

Remoção de pacientes

De acordo com o Centro de Operações Emergenciais (COE), colegiado interministerial criado pelo governo federal, em janeiro, foram removidos 223 pacientes da terra indígena para a capital do estado. No balanço mais recente, o COE informou também que a Casa de Saúde Indígena (Casai), em Boa Vista, abriga, no momento, 601 yanomami, entre pacientes e seus acompanhantes. Além disso, há 50 indígenas internados, no Hospital Geral de Roraima (HGR) e no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), ambos na capital.

 

domingo, 5 de fevereiro de 2023

Prefeitura de Nísia Floresta - RN anuncia novo Processo Seletivo para estagiários

 


No período de 6 a 10 de fevereiro de 2023, podem ser realizadas as inscrições do novo Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Nísia Floresta, no estado do Rio Grande do Norte, para contratação de estagiários à bolsa monitoria destinada as escolas municipais e/ou centros municipais de educação infantil.

De acordo com o edital, os candidatos selecionados deverão atuar na Educação Infantil (níveis II e III) e nas turmas (níveis IV e V) no apoio dos estudantes com deficiências que não realizem as atividades educacionais com independência, bem como inerentes à alimentação, higiene e locomoção; Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e na Educação de Jovens e Adultos (no apoio de alunos com deficiências que não realizem as atividades educacionais com independência, bem como inerentes à alimentação, higiene e locomoção), objetivando integrar o aluno no processo de formação profissional, desenvolvendo atividade de ensino e buscar a melhoria do processo ensino aprendizagem, servindo como instrumento de apoio ao docente, sob a supervisão do professor titular da sala.

Para participar, é indispensável estar regularmente matriculado e cursando nível superior de pedagogia ou licenciatura em disciplinas de qualquer instituição superior pública ou privada; estar cursando a partir do 1º semestre letivo; ter idade igual ou superior a 18 anos, na ocasião das inscrições, dentre outros requisitos.

De forma gratuita, os interessados em concorrer devem efetuar as inscrições na Secretaria Municipal de Educação, no horário das 8h às 12h, no período mencionado anteriormente, mediante entrega de toda documentação especificada no edital.

A classificação dos participantes inscritos consistirá na análise de currículo, prevista para ocorrer nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023, pela comissão.

Este Processo Seletivo terá prazo de validade de acordo com o calendário escolar de 2023, a contar da data de publicação da homologação do resultado final.

Vale ressaltar ainda que os estagiários deverão atuar em jornada de trabalho de quatro horas diárias e de 20 horas semanais, e serão beneficiados com bolsa mensal no valor de R$ 550,00, além de R$ 50,00 de auxílio-transporte.

 

Prefeitura de Alexandria - RN divulga Processo Seletivo com 60 vagas



No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Alexandria anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, com o objetivo de preencher 60 vagas, além de formar cadastro reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

De acordo com o edital, as oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais (10); Cuidador; Digitador; Motorista Transporte Escolar "D" (9); Porteiro (3); Professor Educação Infantil (15); Professor Ensino Fundamental - Anos Iniciais (15); Professor Ensino Fundamental - Anos Finais - Matemática (1); Língua Portuguesa (1); Ciências (1); História (1); Geografia (1); Educação Física (1); Língua Inglesa (1); Professor Educação Jovens e Adultos - 4º e 5º Períodos (1).

Para concorrer a uma das vagas é necessário que o candidato comprove o nível de escolaridade exigido para a função em que deseja atuar, tenha idade mínima de 18 anos, dentre outros requisitos que constam no edital.

Ao serem admitidos, os profissionais deverão cumprir jornadas de 30 a 40 horas semanais e contarão com remuneração mensal de R$ 1.302,00.

Inscrição e seleção

Os interessados poderão se inscrever entre os dias 6 e 7 de fevereiro de 2023, no horário das 7h às 17h, presencialmente, na Secretaria Municipal de Administração, localizada na rua Des. Ferreira Chaves, nº 305, Centro. As inscrições possuem taxa de R$ 25,00.

A classificação dos candidatos será feita por meio de análise curricular e entrevista, conforme os critérios de pontuação estabelecidos no edital.

Vigência

O prazo de validade do Processo Seletivo é de 365 dias, podendo ser prorrogado por igual período.


Hospital Regional do Seridó recebe nova faixa de identificação da entrada administrativa

 



Foi fixada nesse sábado(04), a nova faixa de identificação da entrada administrativa do HETFF. A nova identidade visual teve como base a Lei número 9.560, de 25 de outubro de 2011, que denominou de Hospital Estadual "Telecila Freitas Fontes", o Hospital Regional do Seridó.

A mudança foi retratada com as novas cores em Azul, Cinza e Branco, bem como a logomarca de sua identificação.

Boletim da Balneabilidade aponta dois pontos impróprios para banho no RN

O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte Nº 14, emitido nesta sexta-feira (22), informa que dois trechos analisados estão impróprios para banho e 31 pontos seguem com condições adequadas de balneabilidade. Os trechos identificados como impróprios foram o Rio Pium (Balneário Pium) e na Praia de Areia Preta (Praça da Jangada), localizados em Parnamirim e Natal, respectivamente.

As análises registraram os dois locais com 1600 - NMP/100 ml de H2O, cada, que significa a presença microrganismos pelo Número Mais Provável(NMP). A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas (Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA).

Foram coletadas e classificadas amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz, a fim de informar aos banhistas quais as condições das praias monitoradas.

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.

Para conferir boletins semanais basta acessar idema.rn.gov.br

 

Justiça Federal do RN absolve ex-senador José Agripino da acusação de ter mantido funcionário fantasma

 


O juiz Francisco Eduardo Guimarães, da 14ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, absolveu José Agripino Maia da acusação dos crimes de peculato e associação criminosa.

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, o ex-senador mantinha em seu gabinete um funcionário fantasma na época em que era Senador da República.

Ao final do processo, contudo, a Justiça Federal considerou que as provas trazidas aos autos pela defesa permitem concluir que o referido funcionário “teria exercido atividades típicas de assessor parlamentar de José Agripino Maia”, sendo certo que “o Ministério Público Federal, por sua vez, não conseguiu desconstituir tais provas colhidas na audiência de instrução e julgamento”, absolvendo, com base nisso, o ex-Senador.

Procurada, a defesa de José Agripino Maia, exercida pelo advogado Fabrizio Feliciano, disse que a absolvição era o resultado esperado e absolutamente compatível com a trajetória de quem exerceu, com honradez, a vida pública por quase 50 anos, sendo prefeito, governador por dois mandatos e senador por quatro, sem que jamais tenha tido uma única conta desaprovada, muito menos experimentado qualquer condenação.

 

Incêndio atinge maternidade em Natal



Um incêndio foi registrado na manhã deste domingo (5), no interior do prédio onde funciona o Hospital Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto, no bairro Petrópolis, em Natal.

De acordo com funcionários da unidade de saúde, duas pacientes que estavam na sala atingida pelas chamas foram retiradas. Com a chegada do Corpo de Bombeiros, o prédio foi evacuado. Ninguém se feriu.

Por meio de nota a Secretaria de Saúde de Natal informou que as chamas começaram por volta das 6h20 da manhã em um leito desocupado de enfermaria e no momento, não havia pacientes nem servidores no local. 

Ainda de acordo com a SMS, o incidente ficou restrito a um leito, não tendo afetado outras áreas do hospital nem o sistema elétrico da unidade. 

O prédio foi liberado pelo Corpo de Bombeiros e a unidade de saúde voltou a funcionar normalmente. 

Por Portal Tropical

 

Natal elege Rei Momo e Rainha do Carnaval 2023

 


O Carnaval de Natal já tem seu Reinado de Momo. Numa disputa acirrada, marcada pela rivalidade entre as escolas de samba da capital, as coroas foram entregues a Lívia Pacheco e Allan Almeida. O prefeito Álvaro Dias esteve presente e parabenizou os vencedores. 

“Natal está com seu carnaval de volta depois de dois anos sem ter essa festa democrática tão bonita. A Prefeitura de Natal se preparou para proporcionar uma grande festa com seis pólos e centenas de atrações para os natalenses e os turistas que vêm nos visitar”, disse o prefeito Álvaro Dias, lembrando que este é um período em que se registra um incremento na economia local. 

O concurso, que lotou o pátio da Capitania das Artes na noite de quinta-feira, foi animado por Perfume de Gardênia. Lívia Pacheco representa a Malandros do Samba e Allan a Escola Balanço do Morro. As duas principais agremiações carnavalescas da cidade levaram grande público e agitaram a noite. 

Além do título, Lívia e Allan receberão um cachê de R$ 10 mil cada pelo trabalho desenvolvido durante os sete dias de folia. A entrega da chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval será feita pelo prefeito Álvaro Dias no dia 16 de fevereiro, uma quinta-feira, durante o Baile de Máscaras do Largo do Atheneu.

A disputa teve quatro candidatas à Rainha e quatro ao Rei Momo que, ao som de Perfume de Gardênia, mostraram suas qualidades no samba e frevo. Além disso, foram avaliados pela comissão julgadora os quesitos desenvoltura, empatia com o público, animação e presença de palco.

 

COPA DO NORDESTE: 'Surpresa' do ABC-RN ao Fortaleza-CE e outros duelos movimentam o sábado!

 

Em um sábado de quatro jogos pela Copa do Nordeste, o grande destaque ficou para a vitória do ABC-RN sobre um dos clubes de melhor aproveitamento no cenário nacional recente, o Fortaleza-CE. No Frasqueirão, o Elefante foi aplicado, dominou e venceu por 2 a 0, reagindo no torneio. Quem também reagiu foi o Ceará-CE, que venceu o Sampaio Corrêa-MA. Os outros dois jogos terminaram empatados.

REAÇÃO NA COPA DO NORDESTE

Diante do Sampaio Correa-MA, que venceu o Bahia-BA na estreia, e precisando reagir após perder do Ferroviário-CE por 3 a 0 na estreia, o Ceará-CE não decepcionou a sua torcida. Com um bom futebol, o Vozão resolveu o duelo com um gol em cada tempo e venceu a Bolívia Querida por 2 a 0, somando os seus primeiros três pontos no Nordestão. Confira mais detalhes aqui!

MOVIMENTADO!

No Estádio dos Aflitos, o Náutico-PE recebeu o CRB-AL e sofreu nos minutos iniciais. Apesar disso, foi o Timbu quem saiu na frente, ainda no primeiro tempo, com um gol marcado através de uma cobrança de falta. No segundo tempo, o Galo empatou nos minutos iniciais. Sob muita chuva, o Timbu voltou a ficar na frente, mas, nos minutos finais, com um gol de goleiro, os alagoanos empataram. Confira mais detalhes aqui!

SURPRESA POSITIVA

Jogando no Frasqueirão, em Natal-RN, o ABC-RN recebeu o Fortaleza-CE, o qual vem embalado de grandes campanhas nos Campeonatos Brasileiros dos últimos anos. Em uma grande atuação, o Elefante da Frasqueira envolveu os visitantes e venceu por 2 a 0, com um gol em cada tempo, fazendo a festa da sua torcida. Foi a primeira vitória alvinegra no torneio, que havia perdido a estreia para o Sport-PE também por 2 a 0. Confira mais detalhes aqui!

SEGUE MUITO BEM

Mesmo jogando fora de casa, em Salvador-BA, o Ferroviário-CE fez um duelo aplicado e ficou no empate com o Bahia-BA por 2 a 2. Em mais uma boa atuação, o Ferrão saiu na frente no início do segundo tempo, mas o Esquadrão de Aço reagiu rapidamente e empatou pouco depois. No fim do jogo, ambos marcaram mais um. Com isso, os dois clubes somam um ponto na classificação da Copa do Nordeste. Confira mais detalhes aqui!

PRÓXIMOS JOGOS

Quatro jogos encerram a segunda rodada da Copa do Nordeste de 2023. Eles serão realizados nos próximos dias. Neste domingo, 5, três partidas serão realizadas. Às 16h, o Sergipe-SE receberá o Atlético Alagoinhas-BA na Arena Batistão, em Aracaju-SE. No mesmo horário, CSA e Vitória medem forças pela Copa do Nordeste. no Rei Pelé, em Maceió-AL.

Mais tarde, às 18h, o Campinense-PB duela com o Sport-PE, que busca se manter embalado no torneio, no Estádio Amigão, em Campina Grande-PB. A rodada será encerrada apenas na quarta-feira, 8, com um jogo. Às 20h, o Santa Cruz-PE busca a sua primeira vitória no torneio ao receber o Fluminense-PI no Estádio do Arruda, em Recife-PE.


Fluminense pega Audax tentando retomar caminho das vitórias no Carioca

O Fluminense enfrenta o Audax, a partir das 18h (horário de Brasília) deste domingo (5) no estádio do Maracanã, tentando retomar o caminho das vitórias na Taça Guanabara do Campeonato Carioca. A partida terá transmissão da Rádio Nacional.

Após três rodadas sem triunfar (um empate e duas derrotas) o Tricolor das Laranjeiras ocupa a 4ª posição da classificação com 10 pontos. Neste contexto uma vitória, preferencialmente apresentando bom futebol, é fundamental para afastar a desconfiança da sua torcida.

Em declaração à FluTV, o zagueiro Nino expressou a confiança de que o Flu pode fazer uma boa apresentação com o apoio de sua torcida: “Jogo de extrema importância para nós. Queremos voltar a vencer. Estamos muito felizes de voltar ao Maracanã, com nossa torcida, e esperamos fazer um grande jogo”.

Em um momento tão conturbado a tendência é de que o técnico Fernando Diniz mande a campo o que tem de melhor. Mas uma ausência importante é certa, a do volante André, que está suspenso após ter sido expulso na derrota de 1 a 0 para o Volta Redonda na última quinta-feira (2). Assim, quem deve ganhar uma oportunidade é o experiente volante Felipe Melo. Desta forma, uma provável escalação do Fluminense para a partida é: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Calegari; Felipe Melo, Martinelli, Ganso e Arias; Keno e Cano.

Porém, do outro lado do gramado estará um Audax que tem tirado pontos dos times de maior investimento do Campeonato Carioca. A equipe comandada pelo técnico Júnior Lopes, que ocupa a 7ª posição com seis pontos, empatou em 1 a 1 com o Vasco e derrotou o Botafogo por 1 a 0. Porém, diante do Flamengo, sofreu uma derrota pelo placar mínimo.

 

 

Gurias Coloradas goleiam na abertura da Supercopa do Brasil Feminina

 


O Internacional goleou o Athletico-PR por 5 a 1, neste sábado (4) no Beira-Rio, na partida que marcou a abertura da edição 2023 da Supercopa do Brasil Feminina, competição que inaugura a temporada 2023 do futebol feminino brasileiro.

Agora as Gurias coloradas aguardam o confronto entre Corinthians e Atlético-MG, a partir das 10h30 (horário de Brasília) do próximo domingo (5), para conhecerem seu adversário das semifinais da competição.

Apesar de jogar em casa, o Internacional viu o Athletico-PR sair na frente, graças a gol de Verónica com três minutos de bola rolando. Mas a reação veio um minuto depois, quando a lateral Roberta Schroeder aproveitou confusão na área para mandar para o fundo das redes. A virada veio aos 25. Belén Aquino recebeu na área e acertou um belo chute no ângulo.

As coloradas ampliaram a vantagem aos 37. A bola foi levantada na área em cobrança de escanteio e Bruna Benites subiu muito para marcar de cabeça. Os últimos dois gols saíram na etapa final, com Belén Aquino aos dois e com Djeni, em cobrança de pênalti, aos 11.

Vitória de virada

Na outra partida do dia o Real Brasília não teve tanta facilidade para triunfar e avançar. O Avaí chegou a abrir o placar com Rafinha, mas as Leoas do Planalto viraram graças a gols de Carol Gomes e Karla Alves.

Copa do Nordeste: Bahia e Ferroviário empatam em jogo eletrizante

Em um jogo eletrizante no segundo tempo, Bahia e Ferroviário ficaram no 2 a 2 na noite deste sábado (4) na Fonte Nova. Todos os gols saíram na etapa complementar. Com o resultado, o Esquadrão de Aço conquistou seu primeiro ponto na Copa do Nordeste e está na sexta colocação do Grupo B, enquanto o Ferrão chegou a 4 pontos e ocupa a segunda posição do Grupo A.

A primeira boa chegada foi do Bahia. No primeiro minuto de jogo, Ricardo Goulart completou, de cabeça, a cobrança de escanteio. Douglas Dias fez boa defesa. O primeiro gol do time da casa só não saiu aos 24 minutos por um milagre do goleiro. Biel encontrou Kayky dentro da grande área, ele chutou cruzado de perna direita e a bola explodiu na trave. No rebote, Everaldo soltou a bomba e obrigou Douglas Dias a fazer grande defesa.

Dez minutos depois o Esquadrão de Aço perdeu nova oportunidade. Contra-ataque puxado por Ricardo Goulart que passou para Kayky. O camisa 37 entrou sozinho, mas finalizou no travessão, desperdiçando a última grande chance da primeira etapa.

O Ferroviário voltou melhor no segundo tempo. Organizado, pressionou o Bahia nos minutos iniciais e deu trabalho à defesa do time da casa. Quando o Tricolor tentou partir para cima, sofreu um contra-ataque de almanaque. Éder Lima avançou pelo meio, driblou dois marcadores e deu lindo passe para Deysinho na direita. O camisa 7 encontrou Erick Pulga sozinho na pequena área, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes do Bahia. Um golaço do Ferrão na Fonte Nova, aos nove minutos.

Atrás no placar, o técnico Renato Paiva fez duas substituições: tirou Kayky e Diego Rosa para as entradas de Daniel e Lucas Mugni. O empate veio logo depois. Falta pela direita de ataque que Mugni, em sua primeira participação, cobrou com maestria, de perna esquerda. A bola ainda tocou no pé da trave esquerda do goleiro Douglas Dias antes de entrar. Tudo igual na Fonte Nova.

O Bahia teve a chance da virada aos 20 minutos. Daniel aproveitou rebote dentro da área e cruzou para Everaldo, que subiu sozinho entre os zagueiros do Ferroviário, mas cabeceou para fora. A pressão aumentou. Três minutos depois, Daniel apareceu pela direita e cruzou na medida para Ricardo Goulart, que desviou e obrigou Douglas Dias a fazer grande defesa.

Aos 31 minutos, Douglas Dias apareceu novamente para salvar o time visitante. Em novo chute de fora da área de Lucas Mugni, o goleiro espalmou para o meio da área. No rebote, Daniel arrematou de primeira, e Douglas Dias se esticou todo para salvar mais uma vez o Ferroviário.

Aos 38 minutos não deu mais para segurar. Biel invadiu a área do Ferroviário, cortou para tentar o drible em cima de Éder Lima e caiu após o choque. O árbitro assinalou pênalti, muito contestado pelo Ferroviário. Everaldo foi para a cobrança e não desperdiçou: 2 a 1 para o Bahia na Fonte Nova.

Após a virada, o Bahia ainda teve duas chances claras de ampliar, uma com Biel cara a cara com Douglas Dias e outra com Ricardo Goulart já sem goleiro. O castigo veio aos 46 do segundo tempo. Erick Pulga recebeu passe após tabela e finalizou com categoria no canto esquerdo de Marcos Felipe para deixar tudo igual.

Na próxima rodada, o Ferroviário enfrenta o CSA, na terça-feira (14), às 19h30, no Rei Pelé. Já o Bahia recebe o Fortaleza, no mesmo dia, às 21h30, na Fonte Nova.

Empate nos Aflitos

Ainda neste sábado, Náutico e CRB ficaram no 2 a 2 nos Aflitos. O CRB manteve a invencibilidade e ocupa, momentaneamente, a segunda posição do Grupo A. Já o Timbu é o líder do Grupo B, com quatro pontos.

Vitória do Vozão

No Presidente Vargas, o Ceará se recuperou da derrota por 3 a 0 para o Ferroviário e venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 0. Mesmo placar de ABC e Fortaleza. Jogando em casa, no Frasqueirão, o time do Rio Grande do Norte acabou com a invencibilidade do Leão no ano, que entrou com um time misto.

 

Ninguém acerta Mega-Sena e prêmio vai a 160 milhões na quarta-feira


Nenhum apostador acertou os seis números do concurso 2561 da Mega-Sena, sorteados neste sábado (4), pela Caixa Econômica Federal, no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. Com o prêmio acumulado, o prêmio do próximo concurso, na quarta-feira (8), foi estimado em R$ 160 milhões. 

No concurso deste sábado, 393 apostas acertaram cinco números e receberão R$ 23.693,33 cada uma. As 19.908 apostas que acertaram quatro números vão receber R$ 19.908 cada.

Para concorrer ao próximo prêmio, as apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) da quarta-feira, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

 

Garimpeiros começam a fugir da Terra Indígena Yanomami

 

Setores de inteligência do governo federal e o movimento indígena identificaram a fuga de garimpeiros da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A informação é da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, que desembarcou no estado, neste sábado (4), para acompanhar as ações interministeriais que tentam conter a crise humanitária envolvendo o povo Yanomami.

"Temos essa informação que muitos garimpeiros estão saindo. Mas é bom que saiam mesmo, porque assim a gente até diminui a operação que precisa ser feita para retirar 20 mil garimpeiros, [o que] demora um tempinho", disse a ministra, em coletiva de imprensa. "Importante dizer que, para que a gente consiga sair dessa situação de emergência em saúde, é preciso combater a raiz, que é o garimpo ilegal. Não é possível que 30 mil yanomami sigam convivendo com 20 mil garimpeiros dentro do seu território", destacou.

"O governo federal está trabalhando em articulação com o governo do estado, aqui de Roraima, para ter esse plano de retirada", acrescentou a ministra. Vídeo repassado à reportagem da Agência Brasil por Júnior Hekurari, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'Kuana (Codisi-YY), mostra uma fila de garimpeiros se movimentando na mata, no que seria uma suposta retirada dos invasores da Terra Indígena. Segundo a ministra Sonia Guajajara, a movimentação também foi vista por indígenas em sobrevoos na região da área demarcada.

O governo de Roraima também informou ter tido acesso "a fotos e vídeos de pessoas saindo espontaneamente" de garimpo localizado na Terra Indígena Yanomami.  "São homens, mulheres e crianças que, tendo conhecimento das operações que deverão ocorrer nos próximos dias, resolveram se antecipar e evitar problemas com a justiça", informou a assessoria do Executivo estadual, em nota à imprensa.

Uma das preocupações do governo é que essa retirada não signifique invasão posterior de outras áreas, como ocorreu há 30 anos, segundo Lucia Alberta Andrade, diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

"Nós, como governo federal, temos que tomar muito cuidado para que não ocorra, neste momento, o que aconteceu em 1992, quando aconteceu a desintrusão da Terra Indígena Yanomami, em que garimpeiros saíram e grande parte deles foram para a Terra Indígena Raposa Serra do Sol, ou para outros garimpos ilegais que existem na Amazônia. Então, temos que ter estratégias, que não podemos compartilhar com todos vocês, para que isso não ocorra. Temos que ter vigilância maior em todas as terras indígenas", afirmou Lucia Andrade.

Reforma de pista

Sonia Guajajara afirmou que a base aérea no Surucucu vai ser reestruturada para que possa receber aviões de maior porte. A medida vai possibilitar levar a infraestrutura para montar um hospital de campanha na região. Ela não estipulou prazo para a efetivação dessas medidas.  

Ainda segundo a ministra, o governo deve viabilizar a construção de poços artesianos e estrutura de cisterna, para captar água da chuva, além de uma uma estrutura de comunicação para manter contato entre os diferentes polos da Terra Indígena. Ela também mencionou o bloqueio do espaço aéreo sobre o território, como medida efetiva já em vigor.

"Só assim a gente vai conseguir começar a ter, de fato, o resultado. Não se justifica que voos continuem sobrevoando território yanomami, sendo que aqui o estado não há nenhuma autorização para exploração de minérios", apontou.  

Balanço de saúde

Mais cedo, em Boa Vista, Sonia Guajajara visitou a Casa de Saúde Indígena (Casai) e o Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (FAB), e depois se reuniu com integrantes do Centro de Operações Emergenciais (COE) do governo federal. Representantes de entidades indígenas e de organismos internacionais, como a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e os Médicos Sem Fronteiras, também estiveram presentes.

Durante a coletiva, o COE atualizou a situação de saúde dos indígenas no estado. Na Casai, há um total de 601 yanomami, entre pacientes e seus acompanhantes. Além disso, há outros 50 indígenas internados, entre Hospital Geral de Roraima (HGR) e o Hospital da Criança Santo Antonio (HCSA), ambos em Boa Vista.

"Estamos com duas equipes compostas por profissionais da Força Nacional [do SUS], uma em Auaris e outra no Surucucu, onde há uma média de 60 a 70 atendimentos diários", informou Ernani Santos, coordenador local do COE.

Edição: Kelly Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário