terça-feira, 3 de junho de 2014

Campus da UERN de Caicó será transferido para o prédio do EEJA cedido pelo Governo do Estado

eejaO Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em Caicó, será transferido para o prédio onde funcionava a Escola Estadual Joaquim Apolinar (EEJA). O pedido de cessão foi oficializado pelo Reitor Pedro Fernandes, em audiência com a secretária de Educação do Estado, Betânea Ramalho, nesta segunda-feira, 02.
O campus ocupa o prédio do Centro de Educação Integrada à Criança – CAIC, que, em função das demandas crescentes, acadêmicas e administrativas, não está mais atendendo as necessidades institucionais. “Já está certo. Precisamos apenas seguir os trâmites. Mas, a Universidade já pode ir se preparando para ocupar o espaço”, assegurou a secretária Betânea Ramalho, lembrando que o imóvel está precisando de adequações que poderão ser feitas com recursos do Pro-Investe, financiamento conseguido pelo governo do Estado para a retomada das obras do Campus de Natal e que permitirá o espaço definitivo para Caicó. Os recursos serão autorizados pela Assembleia Legislativa que votará alteração na lei – já aprovada – que destinava R$ 6, 2 milhões para obras em Natal. Com isso, além da conclusão do Campus da UERN na zona norte, a instituição investirá no campus de Caicó.

O Reitor adiantou que a diretoria de obras da UERN já está com o projeto do campus. Participaram da audiência o Diretor do Campus de Caicó, Álvaro Marcos Lima e coordenadores José Teixeira Neto (Filosofia); Ildone Forte de Morais (Enfermagem) e Fernando José Nobre (Odontologia) e representantes dos estudantes, Klédson Tiago Alves de Souza e dos funcionários, Iranaildo Vitor da Silva e da chefe de Gabinete, Fátima Raquel Rosado Morais.
O campus de Caicó oferta os cursos de Odontologia, Enfermagem e Filosofia.
Autonomia – Afirmando que a UERN é decisiva para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, a secretária de Educação, Betânea Ramalho, destacou que a Universidade precisa avançar com a autonomia financeira. “É a redenção para a identidade da instituição. Uma grande conquista, chancelada pelo governo”, conceituou.
O Reitor disse que esse foi um dos compromissos ressaltados em seu discurso de posse para a consolidação da UERN e que, desde o início da gestão, vem buscando subsídios com outras universidades, como a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Pedro Fernandes adiantou, ainda, que, os segmentos acadêmicos- professores, funcionários e estudantes- foram convocados para se engajar na mobilização pela autonomia financeira da UERN.
Portal da UERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário