segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Lagoa Nova celebra Festa do Padroeiro São Francisco de Assis

A Festa segue até 4 de outubro, dia do Santo protetor do meio ambiente e dos animais, quando acontece a procissão, considerada uma das maiores manifestações religiosas da região.
O município de Lagoa Nova, na Serra de Santana, abriu oficialmente na noite de terça-feira (24) os festejos ao padroeiro São Francisco de Assis. 
Houve o encontro das imagens peregrinas de São Francisco de Assis na entrada da cidade. Depois, os fiéis seguiram em carreata até a Igreja Matriz onde as bandeiras serão hasteadas e será celebrada a Missa em Ação de Graças por todos os que trabalham e fazem a festa com sua ajuda pessoal, espiritual e material. 
Para o padre Rivaldo Pereira, pároco do município, a Festa do Padroeiro é sempre um tempo de graça e de grandes possibilidades de crescimento para as pessoas e as comunidades. “Principalmente neste novo tempo que estamos vivendo com o Papa Francisco, que tem suscitado um novo impulso para a vivência da Fé, assumindo novo ardor para a Missão da Igreja”, cita o padre na mensagem aos paroquianos.
Vista parcial de Lagoa NovaA preparação para a Festa começou no mês de agosto com novenas e visitas do Santíssimo Sacramento a diversas partes da cidade. 
O tema da festa este ano é “São Francisco, testemunha da Fé ontem e hoje” e foi inspirado na Carta Encíclica “Lumen Fidei” do Papa Francisco. “A história de vida de São Francisco de Assis nos mostra um grande destemor e empenho pela vivência da Fé e pela evangelização”, lembra padre Rivaldo que convida os fiéis a festejarem o querido padroeiro inspirados no exemplo de Francisco e fortalecidos pela Palavra de Deus.
O prefeito João Maria Assunção destacou, em sua mensagem à população, que a Festa de São Francisco de Assis é um tempo especial em que as famílias se reúnem para agradecer as graças alcançadas e pedir dias melhores. 
“A festa é uma oportunidade para renovarmos nossas convicções, valores, forças, fé e energias espirituais, para continuarmos com esperança e coragem para lutarmos por uma Lagoa Nova mais prospera e digna para todos”, disse.
A Festa coordenada pelos padres Rivaldo Pereira e João Júnior e pelo diácono Edival Coutinho contará com a participação de outros religiosos e religiosas. Haverá missas diariamente e todas as noites celebração das novenas na Igreja Matriz.
Cruzeiro em Lagoa Nova (800x530)No dia 3 de outubro, às 5:30 da manhã, haverá a recitação do Terço no Cruzeiro da Baraúna – local onde foi celebrado a primeira missa da cidade – com missa e café partilhado.
No dia 4, Dia de São Francisco de Assis, às 6 horas haverá a celebração da missa dos Peregrinos de Cerro Corá que vem da cidade vizinha trazendo a imagem do padroeiro cerrocoraense São João Batista. 
Às 8 horas acontecerão os batizados e às 10 horas a Solene Celebração da Santa Missa Presidida pelo administrador da Diocese de Caicó padre Ivanoff Pereira, ex-pároco de Lagoa Nova.
Igreja Matriz de Lagoa Nova
À tarde, uma multidão de fiéis tomarão as ruas da cidade na Procissão de São Francisco de Assis e em seguida haverá o arreamento das bandeiras e a celebração a missa de encerramento da Festa.
PROGRAMAÇÃO SOCIAL
A programação da Festa deste ano foi lançada no dia 15 de setembro no Almoço de São Francisco de Assis no Ginásio João Balão. 
A Noite Maior do Pavilhão e o tradicional Leilão de São Francisco será no sábado (28). Outros leilões também estão programados, bem como outras atividades sociais:
Leilões

Leilão de Doces e Salgados – Quarta-feita (25) às 21 horas, na Feira Coberta, com música ao vivo
Leilão das galinhas vivas – Sexta-feira (27) às 21 horas, na Feira Coberta
Leilão no Condomínio Portal da Serra – Sábado (28), às 21 horas
Leilão para as mulheres – Domingo (29) às 21 horas, na Feira Coberta

Leilão Secreto e Chá de São Francisco – Segunda-feira (30), às 21 horas, na Feira Coberta
Jantar do Amigo Boião com música ao vivoTerça-feira (1º), às 21 horas, na Escola Municipal João XXIII
Louvor da juventude
Quarta-feira (2), às 21 horas, na Feira Coberta
Jantar de São Francisco de Assis
Quinta-feira (3) às 21 horas, na Feira Coberta, com animação de Diego Pessoa
Outras atividades sociais também já foram realizadas antes da abertura oficial da Festa como o II Festival de Fondue na noite do sábado (21) a II Cavalgada em honra a São Francisco de Assis e a Feirinha no domingo (22). 
O Bazar de São Francisco funcionará todas as tardes no Centro Pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário