segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ordem de serviço para obras na Rampa será assinada por Gastão Dias e Rosalba Ciarlini

Nesta segunda-feira (03), a Governadora Rosalba Ciarlini recebeu a Presidente da República Dilma Rousseff e sua equipe em Natal, onde entre outros compromissos, o Ministro do Turismo Gastão Dias Vieira, presente na ocasião, assinou a ordem de serviço para o inicio das obras do Centro Cultural da Rampa. A ocasião aconteceu na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Norte.

A obra será realizada por meio de convênio entre o Governo Federal, através do Ministério do Turismo, e o Governo do Estado, com investimento total de R$ 7.223.015,82, onde a contrapartida do Estado corresponde a R$ 730 mil. A empresa responsável pela obra é a Ramalho Moreira LTDA., vencedora da licitação na modalidade menor preço, e será fiscalizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura. A obra é da Secretaria de Estado do Turismo.

De acordo com o contrato assinado, entre Governos e empresa, o prazo de execução é de 12 meses. A previsão é que os serviços sejam iniciados pela empresa na próxima segunda-feira (10), com a contratação de equipe, instalação de placas, e limpeza do terreno e da edificação para a instalação de canteiro de obras.
O Centro Cultural da Rampa não recebe serviços de reforma ou manutenção em toda a sua estrutura há mais de 10 anos, e foi pensando em resgatar esse espaço cheio de memórias, que o Governo Rosalba Ciarlini buscou o apoio do Governo Federal para a realização da obra.
Seguindo o projeto, o Centro Cultural da Rampa contempla, numa área 11,4 mil m², o Memorial do Aviador com recepção, bilheteria, auditório para 126 pessoas, espaço em homenagem aos aviadores e promoção de eventos culturais, área de administração e instalações sanitárias; o Museu da Rampa terá área de exposição temporária, área de exposição permanente (acervo ligado à história da aviação e da 2ª Guerra Mundial), bar temático (American Bar), loja de souvenir e banheiros; além de um espaço externo com uma área de contemplação do Rio Potengi e do Por do Sol, estacionamento para carros próprios, serviços de táxis e de guias, ônibus de turismo, calçadão a beira-rio e outros equipamentos.
O projeto irá ainda conservar as características originais do prédio, de forma a preservar as evidências históricas da edificação com recuperação das estruturaras degradadas e reconstruir as que estão em colapso, contribuindo assim, para a preservação da memória da cidade. Com a conclusão da obra, o Centro Cultural da Rampa será um importante ponto turístico, oferecendo uma opção de lazer e pesquisa sobre a história de Natal.
Com importância histórica para Natal, o Centro Cultural da Rampa foi construído entre as décadas de 30 e 40, e tinha o objetivo de atender os aviões de postagem e companhias aéreas da época que incluíam Natal em suas rotas de voos. Durante a segunda Grande Guerra Mundial, a Rampa ganhou maior visibilidade por sua localização estratégica, passando a ser base militar dos Estados Unidos da América. A passagem dos soldados americanos trouxe à cidade uma nova cultura, e muitos eventos dessa época possuem importância histórica que merecem a valorização e o resgate.  
Secretaria de Estado da Infraestrutura do Rio Grande do Norte
Assessoria de Comunicação
(84) 3232 1643
 
Assessores:
Kallyne Ninotcha
Henriques Bittencourt

 
Estagiário:
Ismael Diniz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário