terça-feira, 9 de abril de 2013

IHGRN TEM NOVA DIRETORIA


Foto: Jornalista José Bezerra
O auditório da Academia Norte-riograndense de Letras, situada à Rua Mipibu, ficou inteiramente lotado na noite de 15 de março de 2013 para prestigiar a posse da Nova Diretoria do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE.          

 O Jornal Correio do Seridó se fez presente na pessoa do colunista Adauto Guerra Filho que descreveu o evento. A solenidade teve início, às 20:30h e durou duas horas, em números redondos. 

O Mestre de Cerimônias, Argentino Cortez, abriu a solenidade convocando algumas autoridades a comporem a mesa, entre elas, a Governadora Rosalba Ciarlini, Jurandyr Navarro, Dr. Diógenes da Cunha Lima, Dom Jaime Vieira Rocha e outros mais. 

Foi cantado o hino nacional e a Nova Diretoria, posicionada ao lado da mesa, fez o juramento ficando assim oficializada a Posse. Passou então, o Mestre de Cerimônias, a palavra ao Presidente Jurandyr Navarro que relatou seu apreço por aquela Casa, falou das dificuldades, agradeceu o apoio da Comunidade, reportou-se ao seu antecessor, Enélio Lima Petrovic, de saudosa memória, e, desejou boa sorte ao seu sucessor. Passou então a palavra ao Vice Presidente empossado, Ormuz Barbalho Simonetti, que historiou aquela Casa, enaltecendo seu fundador, em 1909, Dr. Alberto Frederico de Albuquerque Maranhão. Manifestou, outrossim, o desejo da  Nova Diretoria de trabalhar para que aquela casa seja um baluarte da cultura de nosso Estado. 

Por fim, usou da palavra o novo Presidente, Valério Alfredo Mesquita. “Com humildade e fidelidade, assumo a direção do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte” e Invocando o nome de Deus para ser bem sucedido, iniciou o seu Discurso. 

A exemplo dos outros, reportou-se à memória do Dr. Enélio Lima Petrovic, enaltecendo sua dedicação àquela Instituição Cultural. 

Fez uma descrição histórica e geográfica do IHGRH, enfocando os prédios históricos de Natal que ficam nas suas adjacências, mencionando inclusive, a Rua da Conceição, que paralela à Rua Santo Antônio são apontadas como as mais antigas de Natal. 

Numa linguagem poética e fascinante Dr. Valério Mesquita cognominou aquela magnífica Casa de “dominó de lembranças inapagáveis.” 

Fez uma exposição do inestimável acervo cultural do Instituto, que, contribui, sobremaneira, para que os garimpeiros de nossa história se abeberem naquela Rica Fonte. Falou inclusive, que lá existem documentos que precedem em muito a data da fundação daquela Casa, e, alguns até remontam aos tempos coloniais. 

Falou que as dificuldades existem, mas, existem sim, para serem superadas. Após o “tenho dito” do Novo Presidente, o Mestre de Cerimônias convocou os presentes para a confraternização.                                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário