quarta-feira, 13 de março de 2013

Comunicação do Vaticano comemora escolha do papa no Twitter


Sucessão PapalA comunicação oficial do Vaticano comemorou o anúncio da escolha do novo papa através de sua conta no Twitter.

A assessoria de imprensa publicou a mensagem "habemus papam" ("temos um papa"; em português), e símbolos que indicam pessoas com braços levantados.

Em seguida, publicaram um tuíte informando que também aguardam o anúncio do novo pontífice, mas que a conexão no Vaticano está congestionada.
Reprodução/Twitter/PCCS_VA
Twitter do Vaticano anuncia a escolha do novo papa
Twitter do Vaticano anuncia a escolha do novo papa
Os 115 cardeais de todo o mundo reunidos na Capela Sistina desde terça-feira chegaram a um consenso e elegeram um novo papa. A identidade do novo líder da Igreja Católica Romana deverá ser divulgada em minutos. O religioso, depois, fará uma saudação aos milhares de fieis que se reúnem na praça São Pedro, no Vaticano.

Escolha do novo papa - 2º dia

 Ver em tamanho maior »
Tony Gentile/Reuters
AnteriorPróxima
Fiéis comemoram o anúncio do novo papa na praça de São Pedro após sair a fumaça branca da chaminé na capela Sistina
O resultado foi confirmado pelo som dos sinos da Basílica de São Pedro. Isso significa que pelo menos dois terços dos votantes, ou 77 dos 115 cardeais, escolheram um único candidato.

PRIMEIRO DIA
O conclave começou na última terça-feira (12), quando os 115 cardeais fecharam as portas da Capela Sistina por volta das 17h30 no Vaticano (13h30 em Brasília). 

No local, os religiosos ficarão em clausura até definir o substituto do papa emérito Bento 16, que renunciou em 28 de fevereiro.
A cerimônia de entrada começou por volta das 16h15 (12h15 em Brasília) com uma oração inicial na Capela Paulina. No ritual, o cardeal Giovanni Battista Re, purpurado que presidiu o ato, lembrou aos colegas que eles estão no Vaticano para escolher o novo pontífice.
Em seguida, foi feita uma procissão, que atravessa a chamada Sala Régia para chegar à Capela Sistina, que fica ao lado da Paulina. Após o fim do cortejo, cada um se posicionou em seus lugares e, em seguida, tomou o juramento para participar da eleição.
O último passo foi o fechamento da capela, o chamado "extra omnis", quando os cardeais pedem a saída de todos os que não são cardeais. A partir deste momento, os religiosos ficarão reclusos para escolher o novo comandante da Igreja Católica.
No período, a única comunicação sobre as decisões tomadas no conclave é feita pela fumaça que sai da chaminé da capela, que é produzida pelas cédulas de votação.
Folha de São Paulo - Com agências de notícias.
Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário