terça-feira, 12 de março de 2013

Cardeal decano faz um chamado pela unidade na Igreja


Cardeal decano faz um chamado pela unidade na Igreja
Cardeal decano faz um chamado pela unidade na Igreja

Cidade do Vaticano, 12 mar (EFE).- O cardeal decano, Angelo Sodano, fez um forte apelo nesta terça-feira pela unidade da Igreja durante a missa 'Pro eligendo Romano Pontifice', realizada antes do início do conclave para escolher o sucessor do papa Bento XVI, que começa hoje.
'Peço que se comportem de maneira digna, com toda humildade, mansidão e paciência, suportando-se reciprocamente com amor, tentando conservar a unidade do espírito através do vínculo da paz', disse Sodano, que lembrou a carta aos Efésios do apóstolo Paulo, 'que começa com uma forte chamada a unidade eclesial'.

Sodano, que não participará do conclave por ter 85 anos, acrescentou que Paulo reconhece que na unidade da Igreja existe uma diversidade de dons, mas que essa diversidade 'está em função da edificação do único corpo de Cristo'.
'São Paulo nos ensina que todos nós também temos que colaborar para edificar a unidade da Igreja, já que para realizá-la é necessária 'a colaboração de cada articulação'. Todos nós, pois, somos chamados a cooperar com o sucessor de Pedro, fundamento visível de tal unidade eclesial', refletiu.

Sodano expressou além disso a gratidão dos cardeais a Bento XVI e pediu a Deus que dê 'outro bom pastor para sua santa Igreja'.

'Queremos agradecer ao Pai que está nos céus a amorosa assistência que sempre reserva a sua santa Igreja e em particular pelo luminoso pontificado que nos concedeu com a vida e as obras do 265º sucessor de Pedro, o amado e venerado pontífice Bento XVI, a quem neste momento renovamos toda nossa gratidão', afirmou o cardeal.

'Ao mesmo tempo queremos implorar ao Senhor que através da solicitação pastoral dos cardeais queira em breve conceder outro bom pastor a sua Santa Igreja'.
Sodano se referiu à missão do papa e disse que a 'atitude fundamental de cada bom pastor é dar a vida por suas ovelhas'.

O cardeal decano pediu a Deus que dê a Igreja um novo papa 'com um coração generoso' e disse que seguindo a linha dos últimos pontífices o sucessor de Bento XVI deve promover 'sem cessar a justiça e a paz'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário